A empresa Meta Inc. anunciou nesta semana planos para invstir em desenvolvimento de um robô humanoide movido por IA, com foco inicial em tarefas domésticas como limpza e organização. A iniciativa marca uma nova fase estratégica da Meta que até então era conhecida por seus avanços e investimentos em realidade aumentada e inteligência artificial (IA). Com isso a Meta busca consolidar sua presença no mercado da robôtica.
Robôs que cuidam de casa
O Propósito inicial da empresa estará na criação desses robôs capazes de auxiliar em atividades cotidianas, como arrumar a casa e limpeza dos ambientes. A Meta informou que planeja desenvolver não apenas o hardwares dessas máquinas, mas a própria Inteligencia artificial e os sensores responsáveis pelo seu funcionamento. A ideia é fazer com que outras empresas licenciadas contribuam com o melhoramento destas ferramentas, ampliando o impacto da iniciativa.
O projeto ambicioso contará com uma equipe experiente e totalmente nova dentro da divisão da Reality Labs, sob o comando de Marc Whitten, eX-CEO da divisão de direção automotiva da general motors. A expectativa é que os próximos anos, cerca de 100 novos engenheiros sejam recrutados para acelerar o desenvolvimento dos robôs.